Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

World Championship


Todos algum dia sonharam em estar em um Mundial de Agility. Eu nunca sonhei em estar lá, mas já sonhei em ser campeão. Parecido com aquele sonho que todo garoto tem. Marcar um gol em um clássico do futebol. Ninguém quer fazer carreira, só marcar o gol.

No meu sonho o cachorro escolhido seria o Schummy.

Voltando ao real, algumas duplas são legendárias e foram campeãs mundiais. Um exemplo é Eugênio e Fidel (Border Collie). Foram campeões mundiais em 2002 e o cachorro foi praticamente o único desse condutor. Ao contrário de Samir Abu Laila que foi campeão mundial com dois cães diferentes, algo bem difícil, mas que estará marcado para sempre com Billy Boy (Border Collie) que alguns ainda se referem como "a lenda".

Não seria um título fácil.

Óbvio que já antes do Mundial ninguém acreditava na dupla Fabiano e Schummy, cachorro velho, mal treinado, cheio de vícios, meio manco. Eu já não treinava muitas zonas pra não exigir demais do cachorro, ele (o cachorro) já não treinava pra não exigir muito de mim. Uma relação respeitosamente preguiçosa.

Estava sim na sua melhor forma mental, maduro e consistente, depois de dois campeonatos brasileiros bem feitos. O segundo lhe deu a vaga. A última das últimas, depois de quatro desistências. Ninguém o queria, não foi escalado para o time onde poderia render, foi jogado no fogo do individual, com as feras!!!

Se é sonho o mundial poderia ser no Brasil, com a torcida toda a favor. Poderia, porém no meu ele seria disputado num ginásio frio de um país nórdico, de ruas mais limpas que a minha mesa de jantar e comida mais cara que meus eletro eletrônicos. Na Islândia. Na PQP, literalmente. Até por isso alguns não quiseram ir. O que tem lá? Ursos polares e a Bjork.

De última hora trocam a grama sintética pela grama natural. Ficou caro bancar a brincadeira. Europa em crise! Nem reclamei, tudo era festa. A meta seria completar as duas pistas, além do mais a minha vida toda treinei na grama, meus dogs já conheciam cada espécie de capim que existe. Os paulistas é que não vão achar legal isso, vivem no sintético.

Vamos ao AWC2000 e alguma coisa.

No treino de sexta da tudo certo, todas as zonas feitas, nenhuma barra derrubada, entradas de slalon perfeitas e só aquilo já era um título. Penso eu: "a organização poderia tocar WE ARE THE CHAMPIONS e me premiar!!!". Os ares do velho mundo fizeram bem ao meu cachorro! Provavelmente espíritos de Borders antigos, velhos campeões, tomaram conta de sua descabelada carcaça. Só pode!

Eu teria um dia para me deliciar com isso, nesse mundial as disputas individuais começariam apenas no sábado, depois é claro viria o pior, as boas lembranças dentro de pista terminariam.

Sábado! Num jumping muito aberto, tipo grau 1 com alguns obstáculos meio mal angulados, o Schummy sai numa incrível 17ª posição, zerado de tempo e de percurso, o último nessas condições. A melhor posição do Brasil nesse jumping foi um 5º, depois teríamos outro cão na 11ª. Logo dois cães disputando o título e outro, zebra literal, atrás de uma boa colocação. O Top100.

"A grama ajudou" todos dizem!!! E eu apenas digo "ãham". Não é prepotência não, só não tenho palavras mesmo. Foi muito impactante. Até porque ainda não havia me recuperado da quase desclassificação depois daquele túnel. Não viram? É o que estava reto antes do out, que tive que fazer por fora, não cheguei junto com o dog. Não tinha como!!! Foi improviso puro e dei graças aos deuses do agility por treinar aquilo. MALDITOS OUTS!!!

Dormiria bem aquela noite, se tivesse conseguido.

Domingo, o agility standard seria de FODER. Percurso mais travado que o trânsito de São Paulo. Ia escrever que a pista era mais travada que uma ex-freira no primeiro encontro, todavia achei a piada meio pesada. Sabe quando no reconhecimento do percurso a galera parece formiga comendo o bichinho morto? Seria assim.

Mas eu tiraria de letra, novamente de forma milagrosa. Chego ao final apenas com falta de tempo (4,975). Sim, ele dá aquelas bandas, mas eu vou controlando com o joystick. Feito!!! Meu mundial, o único e último, terminou. Não contaria porém com as faltas de percurso de outras 15 duplas na minha frente.

Terminei a pista e fui guardar o cachorro na barraca que o Brasil dividia com a Argentina. Lá fiquei desferindo meu portunhol com uma integrante da equipe hermana, explicando como foi a pista e tals. Dando de ombros o resultado incrível. Ela nao entendia nada. Eu também não entendia nada do que ela falava. Só me perguntava quem foi o Islandês que misturou Argentina e Brasil na mesma barraca?

Quando volto ao estádio, faltam apenas cinco duplas para o final, eu ainda estou no primeiro lugar. Todos me procuram, ninguém acredita, mas to lá. Inimigos viram amigos, quem não queria me levar acha que teve uma idéia icrível (inventou a roda) enfim... Mais duas entram em pista e cometem faltas, já estava no pódio!!! Minha vida agilitesca passa toda na minha cabeça. Era a redenção total. Meu momento Zagalo (VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR!!!).

Entra a penúltima dupla! Desclassificada no último obstáculo!!! Vocês sabem aquele final, não? O último dos cinco outs da pista, logo após a passarela. Quem mandou ter zona corrida!?!? BEMDITO OUT!!!

SOU CAMPEÃO MUNDIAL!!!!

E a última dupla? O TSP do Jumping?
Nem entrou. Alegando que nós éramos os melhores. Amarelou!!!

Sonhei demais? Talvez, mas para um último post tá bom.

23 comentários:

  1. Só em sonho que esse vai ser o último post. Como já disse, tua presença no Agility não te pertence mais, você é patrimônio público. Adversidades existem pra serem superadas. A história é 10, delícia de se ler ainda mais pra comunidade agilitística.

    ResponderExcluir
  2. Ajudando a fazer número e chegar aos 10 comentários com a promessa de mais um post hehehehe
    Brincadeira, post legal, o sonho deve ter sido mais legal ainda :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história! Eu, que vivo de sonhos (hehe), me apaixonei pelo texto!
    Será mesmo seu último post?! Tô mesmo duvidando...tomara que tenha maisss! E outra: você tem talento, foi "feito" para praticar e escrever sobre agility, sério. O MUNDO AGILITISTICO PRECISA DE VOCÊ, simplesmente isso!

    Aproveitando a situação...eu realmente não imaginava que você excluiria o Agility Esporte e seu blog. Cheguei do colégio e fui ver as atualizações, dai entro no site e vejo o aviso...fiquei pasma, em choque! Minha mãe entrou no quarto e perguntou se alguém tinha morrido, porque minha cara tava muito esquisita.
    Entendo seus motivos, é difícil continuar em um "mundo" onde não se vive. Eu já pensei em desistir do agility, pois o centro do esporte não é aqui no RS, e será difícil eu ir nos BRs e tals...mas decidi não desistir não, vou lutar pelo que eu quero!

    Novamente, espero que este não seja seu último post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Karine! O centro do agility está em você. O seu agility é mais importante que qualquer coisa. Pensa nisso. Não sou eu, não é tu, nem o rabo do tatú.

      Excluir
  4. Cara...vou te indicar dois filmes! Mas só se você prometer que vai assistir! Um deles é "Gigantes de Aço", o outro eu passei para a Camila, para o Fábio e para o Alex antes do A&C, é o "Invictus"! Para quem gosta de esporte, os dois filmes são espetaculares...assisti e depois me conta como vc se sentiu! Acho que encaixar com seu sonho!

    ResponderExcluir
  5. I'm Not Back, No!...hmmm...Não era bem isso, aquela música, era?!

    ResponderExcluir
  6. Te falar: Emocionei.
    Tu imagina né? Do jeito que eu sou lenga lenga huahauhauah Concordo em 1000% no que a Vivi falou lá em cima cara. Tua presença é patrimônio público, pela diferença que tu faz, msm que nesse "agility virtual" que nós vivemos. Pq fala sério, nós vivemos muito mais um agility virtual, do que o físico mesmo. Treinamos que seja 2x por semana, quem treina mais, quem consegue, o resto do tempo, tamo na internet trocando assuntos com os amigos, e toda a galera do agility. Só acho que o que virou pra mim a "família agility", não pode perder o que seria o patriarca do agility virtual... E outra, quem mais vai me passar exercícios pra fazer?!!??!!?!?!? hauhauhauha

    Vc viu a campanha do Marco no face né?
    Espero que mais posts apareçam! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow, se pai é quem cria to dentro!
      Esse é o último post, por isso foi meio emocionante.

      Excluir
  7. Ok, vc non está de volta xD

    Adooooreeeii o texto! Sonho de todos :)

    ResponderExcluir
  8. po cara nao para nao, ainda quero minha camiseta, e acredite seu sonho eh o meu sonho e de muitos outros que ja estao no esporte que estao começando e sera de muitos que ainda nao começaram, todo esporte tem que ter os mitos, e pelo que sei vc eh um deles, foi me apresentado como sendo um. coragem amigo, no final tudo da certo.

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓÓÓSSA SENHÓÓÓRA!!! Mito? Será que eu fico bem como mito? Será que ficaria bem na estante de alguém? Tipo, como o busto de Freud? Veremos. Tks!

      Excluir
  9. Tá, vai dizer que deu branco na matemática de primeiro grau agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreas, só posso ter branco referente a matérias que em algum momento eu tive guardadas na minha cabeça. Matemática nunca entrou.

      Excluir